MULTIUSO SOL NASCENTE
A edificação foi implantada procurando uma melhor integração dos principais pontos de acesso com o interior do bairro. Locando a edificação comercial à porção sudeste como pedia o termo de referência criou-se um percurso de conexão do parque em frente ao terreno às moradias do bairro em questão, fazendo com que o usuário o utilize no dia a dia como espécie de um pórtico de boas vindas. O espaço livre criado, funciona também como uma praça de permanência e acesso ao bloco comercial e ao pavimento inferior do centro multiuso. Tratando-se de um lote “ilha”, optou-se por situar a edificação em concordância com o sentido do terreno, permeando (visualmente e fisicamente) as maiores fachadas e atribuindo os acessos de veículos próximos às ruas de maiores movimentos evitando aglomerações nas ruas de vizinhança.
A partir de um módulo amplamente reproduzido pela indústria (1,25 metros), que rege toda a organização da edificação, optou-se por uma estrutura em pilares de concreto distribuídas em malha de 20 x 15 metros que sustenta uma cobertura em estrutura metálica e telhas metálicas que envolvem todo o complexo.
Materialidade: os fechamentos foram pensados em sua grande maioria em alvenaria em bloco de concreto e placas de concreto pré-fabricadas. Visando a diminuição de custos de implementação e manutenção, também foram previstos um número reduzido de esquadrias em vidro para o complexo. As portas principais e os demais painéis de fechamento (biblioteca, oficinas e multiuso) são em aço visando segurança e manutenção.
> Sl NAscente / DF
> 2018
> 10.000 m²
Co-Autoria: Henrique Zulian e Talita Broering