CASA LACERDA

A cidade da Lapa e seu centro histórico (tombado como patrimônio) materializou-se, através de sua rica e diversa cultura, como um cenário de extrema importância para o testemunho e narrativa da história da República Brasileira e formação do Estado Paranaense.
Um projeto inserido neste contexto, onde a Casa Lacerda se apresenta como protagonista, deve expressar claro entendimento do seu papel de equipamento democrático e que proponha um diálogo fluido e livre entre a cidade e seus usuários.
Deste modo, o anexo do museu da Casa Lacerda responde, de modo objetivo, à promoção da capilaridade das Casas de Patrimônio no tecido urbano, legitimando uma ação sócio cultural por parte do IPHAN.
O vazio existente entre os dois lotes configura o Pátio das Tijoleiras, elemento de convergência dentro do complexo, tanto pela condição de ser a centralidade e rótula de conexão entre os lotes quanto pela vocação de respiro do conjunto. O pátio funciona como um espaço a céu aberto de contemplação da Casa Lacerda e do entorno, incluso o morro por onde passavam os tropeiros outrora.
A Alameda convida o usuário a utilizar os equipamentos, a viver o Pátio, sem confiná-lo. O pergolado que repousa sobre a Alameda será coberto com Glicínias, propondo uma valorização e extensão do pergolado existente.
A inserção do Anexo dentro do complexo do Museu Casa Lacerda busca materializar as qualidades mais autênticas e inerentes à um espaço cultural: a catalisação na interação entre usuários e espaço público com o equipamento dentro do contexto urbano.

> Lapa / PR
> 2019
> 600 m²

Em parceria com: Henrique Zulian

Colaboradores: Breno Quaioti e Ricardo Zulques

Hide Content