APARTAMENTO AYRES ZANDER

O projeto e obra tomaram partido de um apartamento recém entregue pela construtora. Logo, acabamentos e mobiliários foram pensados do zero, ainda que a partir de uma planta e setorização já pré-definida.
O apartamento foi pensado para um jovem casal com uma filha pequena, dentro das singularidades da vida e trabalho da família.
Sendo ela apresentadora e comunicadora, e ele músico e produtor, buscou-se pensar na coexistência do cotidiano da casa ao trabalho de ambos com transmissões feitas dentro do apartamento.
Logo, a única alteração na planta original ocorreu no terceiro quarto, que foi transformado em um pequeno estúdio de gravação e produção. A parede de divisão foi redesenhada para atender a intenção de uma cozinha maior e mais integrada à varanda social, espaço que os moradores prezavam muito pela manutenção.
O acesso do estuúdio foi pensado pela própria varanda, desconectando-o do núcleo mais privativo dos quartos, conformado pelo quarto da filha e a suíte do casal.
Na suíte, setorizou-se uma bancada de transmissão para a moradora, com isolamento reversível através de cortinas.
A paleta de materiais partiu do repertório do próprio prédio: além da laje em concreto que foi exposta, as paredes foram tratadas com massa cimentícia buscando essa ambivalência entra a “verdade dos materiais” e o aconchego de “ninho”.
As marcenarias e serralherias foram compostas entre os cinzas e a madeira, calibrando a paleta neutra na parte social afim de servir de fundo para a grande diversidade de cores e texturas dos objetos dos moradores, estes dotados de muita história, afetividade e personalidade.
Além de marcenarias mais funcionais, inseridas em nichos e mimetizadas às paredes do apartamento, no quarto da filha uma pequena casa voadora com uma pequena arquibancada compõem um universo lúdico para a pequena moradora.

> São Paulo / SP
> 2021
> 75 m²

> Colaboradores: Breno Quaioti, Marcelo Baydoun

Hide Content